ENSINO FUNDAMENTAL II
Língua
Portuguesa
Estudante:___________________________________
|
Turma:
9º. Ano/Série.
|
Professor(a): _______________________________________
|
Data:
___ / ___ / 2012
|
Leia
atentamente os comandos abaixo antes de responder às questões:
·
Use letra legível, evitando
rasuras. Em caso de erro, anule com um traço e refaça;
·
Não use líquidos corretivos.
Leia o texto
De olho na língua
Ela não sabe que o homem chegou à Lua.
Que Berlim já foi duas.
Que na Idade Média a Igreja vendia lugar no céu.
Que homens e dinossauros nunca conviveram.
Que muitos remédios não curam, mas viciam.
Que o voto do povo salvou Barrabás e condenou Jesus.
Que o computador foi criado para resolver problemas que não tínhamos.
Que o Sudeste alaga e o Nordeste seca.
Que sexo pode ser feito sem amor.
Que o cientista que inventou a bomba atômica recebeu um prêmio por
isso.
Que somos divididos em 1 º e 3 º mundo.
Que Getúlio saiu da vida para entrar na História.
Que a esmola é o imposto informal da injustiça social.
Que somos julgados pela aparência e condenados pela cor da pele.
Que o homem ainda não decidiu se veio do macaco ou de Adão e Eva.
Que todo muçulmano deve ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
Que quem faz aniversário no Natal não é o Papai Noel.
Que o cinema já foi mudo.
Que existe Aids.
Que não existe cura.
Quem vai explicar: você ou a vida?
GNT. Informação que forma opinião.
Questão 1
1. Por meio dos pronomes ela e você, o locutor desse texto faz referência
a duas pessoas. Associe o texto e a imagem.
a. A
quem se refere o pronome ela?
____________________________
b. E
o pronome você? _____________________________________.
Questão 2
Do ponto do vista sintático, o texto apresenta uma construção
interessante: na primeira parte há uma única oração principal, acompanhada de
várias orações subordinadas que a complementam.
a. Qual é
a oração principal?
_____________________________________________________________________________________________
b. Que palavra
da oração principal
é complementada pelas
orações subordinadas?
_____________________________________________________________________________________________
c. Como se classificam
as orações subordinadas?
________________________________________________________________________________
Questão 3
As orações subordinadas referem-se a diferentes tipos de conhecimentos
e informações a respeito do mundo. Identifique
no texto exemplos
de:
a. conhecimentos sobre
a história da
humanidade;
_________________________________________________________________________________________________
b. informações sobre
a situação geopolítica
do mundo atual;
_________________________________________________________________________________________________
c. conhecimentos sobre comportamento, cultura
e religião;
_________________________________________________________________________________________________
d. informações sobre a atual
situação científica e tecnológica da humanidade.
_________________________________________________________________________________________________
Questão 4
Leia
Uns acham que
música é arte; outros acham que é técnica.
Uns acham que
é poesia; outros acham que é o poeta.
Uns acham que
é criatividade; outros acham que é cultura.
Uns acham que
é estilo de vida; outros acham que é pensamento.
[...]
Uns acham que
é estímulo; outros que é resposta...
E alguns acham que
é tudo isso junto. E é mesmo.
Folheto informativo do XIX Simpósio de
História do Vale do Paraíba 2005
a. Classifique as orações destacadas empregadas
na construção do texto do folheto.
_________________________________________________________________________________
b. Qual o verbo da
oração principal a que elas se referem? Classifique-o.
_________________________________________________________________________________
c. Que efeito provoca o
emprego de tantas orações subordinadas
no folheto?
_________________________________________________________________________________.
Nenhum comentário:
Postar um comentário