quinta-feira, 15 de novembro de 2012




                            ENSINO  FUNDAMENTAL II
                      Língua Portuguesa

              

Estudante:___________________________________
Turma: 9º. Ano/Série.                       
Professor(a): _______________________________________
Data: ___ / ___ / 2012              

  Leia atentamente os comandos abaixo antes de responder às questões:

·         Use letra legível, evitando rasuras. Em caso de erro, anule com um traço e refaça;
·         Não use líquidos corretivos.

Leia o texto

De olho na língua

Ela não sabe que o homem chegou à Lua.
Que a vida é uma contagem regressiva.
Que Berlim já foi duas.
Que na Idade Média a Igreja vendia lugar no céu.
Que homens e dinossauros nunca conviveram.
Que muitos remédios não curam, mas viciam.
Que o voto do povo salvou Barrabás e condenou Jesus.
Que o computador foi criado para resolver problemas que não tínhamos.
Que o Sudeste alaga e o Nordeste seca.
Que sexo pode ser feito sem amor.
Que o cientista que inventou a bomba atômica recebeu um prêmio por isso.
Que somos divididos em 1 º e 3 º mundo.
Que você vai fazer de tudo para não repetir os erros dos seus pais.
Que Getúlio saiu da vida para entrar na História.
Que a esmola é o imposto informal da injustiça social.
Que somos julgados pela aparência e condenados pela cor da pele.
Que o homem ainda não decidiu se veio do macaco ou de Adão e Eva.
Que todo muçulmano deve ir a Meca pelo menos uma vez na vida.
Que quem faz aniversário no Natal não é o Papai Noel.
Que o cinema já foi mudo.
Que existe Aids.
Que não existe cura.
Quem vai explicar: você ou a vida?
GNT.  Informação que forma opinião.

Questão 1


1. Por meio dos pronomes ela e você, o locutor desse texto faz referência a duas pessoas. Associe o texto e a imagem.
a.  A quem se  refere o pronome ela? ____________________________
b.  E  o  pronome  você?  _____________________________________.

Questão 2

Do ponto do vista sintático, o texto apresenta uma construção interessante: na primeira parte há uma única oração principal, acompanhada de várias orações subordinadas que a complementam.

a.  Qual  é  a  oração  principal?  _____________________________________________________________________________________________

b.  Que  palavra  da  oração  principal  é  complementada  pelas  orações  subordinadas?
_____________________________________________________________________________________________

c. Como  se  classificam  as  orações  subordinadas? 
________________________________________________________________________________

Questão 3



As orações subordinadas referem-se a diferentes tipos de conhecimentos e informações a respeito do  mundo.  Identifique  no  texto  exemplos  de:
a.  conhecimentos  sobre  a  história  da  humanidade; 
_________________________________________________________________________________________________

b.  informações  sobre  a  situação  geopolítica  do  mundo  atual; 
_________________________________________________________________________________________________

c. conhecimentos  sobre  comportamento,  cultura  e  religião;
_________________________________________________________________________________________________
d.  informações sobre a atual situação científica e tecnológica da humanidade.
_________________________________________________________________________________________________

Questão 4

                                                          Leia

Uns acham que música é arte; outros acham que é técnica.
Uns acham que é poesia; outros acham que é o poeta.
Uns acham que é criatividade; outros acham que é cultura.
Uns acham que é estilo de vida; outros acham que é pensamento.
[...]
Uns acham que é estímulo; outros que é resposta...
E alguns acham que é tudo isso junto. E é mesmo.
Folheto informativo do XIX Simpósio de História do Vale do Paraíba 2005

a.  Classifique as orações destacadas empregadas na construção do texto do folheto.
_________________________________________________________________________________

b. Qual o verbo da oração principal a que elas se referem? Classifique-o.
_________________________________________________________________________________

c. Que efeito provoca o emprego de tantas orações subordinadas  no folheto?
_________________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário