ENSINO FUNDAMENTAL
II
Avaliação Bimestral de Língua Portuguesa
Estudante:_______________________________
|
Turma:
7º. Ano.
|
Professor
(a):_____________________________
|
Data: ___ /____ /2012.
|
Leia
atentamente os comandos abaixo antes de responder às questões:
·
Use letra legível, evitando
rasuras. Em caso de erro, anule com um traço e refaça;
· Não use líquidos corretivos. O uso de tais corretivos será
considerado rasura e implicará anulação da resposta;
· A interpretação e a leitura das
questões fazem parte da avaliação.
Leia atentamente o texto para responder às questões de 1 a 6.
A rua das rimas
A rua que eu imagino,
desde menino, para o meu destino pequenino
é uma rua de poeta,
reta, quieta, discreta,
direita, estreita,
benfeita, perfeita,
com pregões matinais de
jornais, aventais nos portais, animais e varais nos quintais;
e acácias paralelas,
todas elas belas, singelas, amarelas,
doiradas, descabeladas,
debruçadas como namoradas para as calçadas;
e um passo, de espaço a
espaço, no mormaço de aço baço e lasso,
e algum piano
provinciano, quotidiano, desumano,
mas brando e brando,
soltando, de vez em quando,
na luz rala de opala de uma
sala uma escala clara que embala;
e, no ar de uma tarde
que arde, o alarde das crianças do arrabalde;
e de noite, no ócio
capadócio,
junto aos espiões, os
bordões dos violões;
e a serenata ao luar de
prata (mulata ingrata que me mata…);
e depois o silêncio, o
denso, o intenso, o imenso silêncio…
A rua que eu imagino,
desde menino, para o meu destino pequenino
é uma rua qualquer onde
desfolha um malmequer uma mulher
que bem me quer;
é uma rua, como todas as
ruas, com suas duas calçadas nuas,
correndo paralelamente,
como a sorte, como a sorte diferente de toda a gente,
para a frente,
para o infinito; mas uma
rua que tem escrito um nome bonito,
bendito, que sempre
repito
e que rima com mocidade,
liberdade, tranquilidade: RUA DA FELICIDADE…
(Guilherme de Almeida. São Paulo: Abril Educação, 1982. p. 70-1.
Col. Literatura Comentada.)
Questão 01 – valor (0,5)
Qual dos itens a seguir traduz a ideia central do texto?
( ) Para o eu lírico, na rua ideal tudo tem que
ter nome sonoro, para poder rimar.
( ) Para o eu lírico, a
rua ideal é aquela que tem casas e prédios luxuosos,decorados e com muitos jardins.
( ) A rua ideal, para o eu lírico, é simples mas
rica em sensações, sons, tranquilidade e felicidade.
Questão 02 – valor (0,5)
O poema se intitula “A
rua das rimas”. Rima é uma semelhança de sons entre a terminação de duas ou
mais palavras. Ela normalmente ocorre entre palavras do final de versos, mas em alguns casos a rima também pode se dar no interior de um
único verso.
a) Leias os versos
abaixo e classifique as rimas em:
( 1 ) Rimas no final das palavras ( 2 )
Rimas internas
( ) ”[…] um nome bonito,” “ […] sempre repito”
( ) “direita, estreita,
benfeita, perfeita”
b) Identifique no poema
outras rimas entre palavras do final de versos.
_________________________________________________________________________________
Questão 03 – valor (0,5)
Para conhecermos um bairro ou uma cidade, precisamos percorrer
cada uma de suas ruas e avenidas. Para ler um poema, também precisamos
percorrer cada um de seus versos. Assim, os versos de um poema são como ruas e
avenidas de uma cidade: que se ligam, se completam e levam a todos os lugares.
Com base nessa comparação, indique quais dos itens seguintes correspondem a
afirmações coerentes sobre o texto:
( ) Os sons têm uma
grande importância na construção do poema. Primeiramente, porque o poeta
emprega muitas rimas; em segundo lugar, porque a rua que ele imagina é também
cheia de sons, com vozes, canto e música.
( ) A
rua do poeta se chama Rua da Felicidade e o seu poema se chama “A rua das
rimas”. Na visão do poeta, as rimas, ou a poesia, são uma forma de chegar à
felicidade.
Questão 04 – valor (1,0)
( ) O poema, com seus sons que combinam uns com
os outros (rimas), sugere uma rua em que tudo se harmoniza: a natureza, as
pessoas, a música e a poesia.
A palavra harmonia tem,
entre outros, estes sentidos: “ordem, acordo, semelhança, sucessão agradável de
sons”.
b) O poema recebeu o
título de “A rua das rimas”. Podemos dizer que a rua sonhada pelo eu lírico é
uma rua harmônica? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A harmonia existente
nessa rua é apenas de som? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 05 – valor (0,5)
O poema é bastante
envolvente em razão do jogo sonoro que faz com as palavras. Além disso, também
é rico em sugestões de som e cor.
a) Destaque do texto ao
menos quatro referências a sons produzidos na rua do eu lírico.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Destaque do poema ao
menos duas referências ao colorido dessa rua.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 06 – valor (0,5)
Observe a sonoridade
deste verso:
“e um passo, de espaço a espaço, no mormaço de aço baço e lasso”
O verso é sonoro não apenas porque apresenta rimas internas, entre
palavras terminadas em -aço, mas também porque há repetições dos sons
consonantais p e s. A esse recurso, o de repetir um mesmo som consonantal,
chamamos aliteração. Veja:
som de /p/ (pê): passo,
espaço, espaço
som de /s/ (cê): passo,
espaço, espaço, mormaço, aço, baço, lasso
Identifique outros
versos em que também tenha sido empregada aliteração.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 07 – valor (1,0)
Leia a letra da canção
de Caetano Veloso a seguir para responder à questão.
Canto do povo de um lugar
todo dia fim da tarde quando a
noite
o sol levanta a terra cora a lua mansa
e a gente canta e a gente chora e a gente
dança
ao sol de todo dia porque finda a tarde venerando a noite
(Caetano Veloso. São Paulo: Abril Educação, 1981. p. 67.)
a) O texto apresenta três estrofes.
De que parte do dia cada uma delas trata?
________________ ____________________ _______________________
b) Como o povo desse lugar se
manifesta para saudar os astros?
_____________________________________________________________________
c) Qual é
o sujeito das ações de cantar, chorar e dançar?_________________________
Questão 08 – valor (1,0)
Dê olho na imagem.
a) Após a leitura atenta da imagem ao lado, Como conclusão,
indique as afirmativas verdadeiras sobre o quadro:
( ) A leitura é retratada pelo quadro como uma
atividade cansativa e pouco prazerosa.
( ) Por meio dos livros, o leitor é levado a
mundos imaginários, deslocando-se no tempo e no espaço.
( ) O leitor identifica-se com aquilo que lê e
às vezes chega a projetar-se nas personagens da história.
( ) Pelo número de livros que estão em torno do
garoto, supõe-se que ele já tenha feito ou ainda vá fazer muitas outras viagens
pelo mundo da palavra.
( ) O mundo de fantasia criado pela leitura não
causa na vida real nenhum efeito sobre o leitor.
O quadro se
intitula “A idade do romance”.
a) Que objeto do primeiro plano é responsável pela “viagem”
que o garoto faz no tempo e no espaço?
________________________________________________________________________________
b) Pelos objetos que estão à volta do garoto, você acha que
essa “viagem” vai acabar quando ele terminar a leitura? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Você já
viu filmes ou leu livros que tratam da época histórica enfocada no segundo
plano? Como ela é retratada normalmente?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Você acha que o tipo de história que o
garoto está lendo é adequado à idade dele?
Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Qual dos
dois planos é mais cheio de aventuras e emoções para o garoto: o plano da
realidade ou o plano da fantasia? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o poema para responder às questões de 9 a 11
Ritmo
A varredeira varre o cisco
varre o cisco
varre o cisco
Na pia
a menininha escova os dentes
escova os dentes
escova os dentes
No arroio
a lavadeira bate roupa
bate roupa
bate roupa
até que enfim
se desenrola
toda a corda
e o mundo gira imóvel como um pião!
Vera Aguiar. Poesia fora de estante 1995.p.96
Questão 09 – valor (0,5)
No poema,
o mundo é
comparado a um
pião.
a) Para pôr um pião em movimento, é preciso fazê-lo rodar
com uma corda ou fieira. No poema
que ações fazem
o mundo entrar
em movimento até
ficar girando como
um pião?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Explique
essa aparente contradição: como pode o mundo girar se ele está imóvel?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 10 – valor (1,0)
Observe as três primeiras estrofes do poema. Elas têm uma
estrutura semelhante: primeiramente, apresenta-se o local da
ação, depois o
sujeito da ação
e, por fim,
a ação praticada.
a) Que verso
de cada uma
das estrofes indica
o local da
ação?
( ) 1º verso ( ) 2º verso ( ) 3º
verso
b)
Qual é
o sujeito da
oração em cada
uma das estrofes?
1ª estrofe____________________________
2ª estrofe____________________________
3ª estrofe ___________________________
c) Quais
são os verbos
que exprimem as
ações praticadas?
_____________ ______________________ _________________________
d) Que versos
contêm o predicado
desses sujeitos?
1. ____________________________________________________________________
2.
____________________________________________________________________
3.____________________________________________________________________
Questão 11 – valor (0,5)
a)
Qual o
sujeito dos verbos
desenrola e gira das duas últimas estrofes do poema?
Classifique-os.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A palavra corda apresenta vários
sentidos. Observe:
corda: s.ƒ. 1. fio ou cabo utilizado para amarrar; 2. fio de tripa ou arame dos instrumentos musicais; 3. mecanismo de funcionamento de relógios e brinquedos.
Qual o significado
da palavra corda no poema? Justifique.
Questão 12 – valor (0,5)
Identidade
Cabelos molhados,
sol
encharcado,
pele
salgada,
vento nos
olhos,
areia nos
pés.
O
corpo sem peso
é
nuvem à toa.
O
tempo inexiste.
A
vida é uma
boa!
Mergulho na
água
azul
deste céu.
Sou
peixe de ar.
Sou
ave de mar.
Mergulho em
mim mesmo,
silêncio profundo.
Sou
eu e sou
Deus
de
passagem no mundo,
nadando sem
rumo
entre conchas
e paz.
(
Sonhos, grilos e
paixões. São Paulo: Moderna, 1990.
p. 38.)
O eu lírico
de um poema
nem sempre representa
o próprio poeta.
a) Com base no
verso “Mergulho em mim mesmo”, responda: Quem é o eu lírico desse poema?
____________________________________________________________________
b) Em que
lugar está o eu lírico, no poema?_________________________________
c) Classifique o sujeito do
verso: “Mergulho em mim mesmo”____________________
d) Observe alguns termos destacados nos versos abaixo em seguida classifique-os:
“[eu]
Sou peixe de ar.”
“[eu]
Sou ave de mar.”
“[eu]
Sou eu”
“[eu] sou Deus”
|
( ) predicado (
) predicativo do sujeito
Questão 13 – valor (0,5)
a) Em: “A mamãe ficou uma fera...”,
os termos em destaque são respectivamente:
( ) núcleo
do sujeito e predicativo do sujeito.
( ) sujeito
e predicado.
( ) sujeito
e predicativo do sujeito.
( ) núcleo
do sujeito e objeto direto.
b) Considere a oração do 2°
quadrinho: “Tudo
bem, estou atrasado”, marque a
alternativa correta:
( ) o
predicado é verbal, pois o verbo é significativo.
( ) o
sujeito é composto.
( ) o verbo
é de ligação e o predicado, portanto, é nominal.
( ) é um
frase nominal, porque não tem verbo.
c) Em relação à classificação do sujeito, está
correto.
( ) Em: “A
data de entrega era hoje” - Sujeito simples.
( ) Em: “Não
há vidas em jogo” – Sujeito desinencial.
( ) Em: “De
quem elas seriam” – Sujeito composto
( ) Em: “O
destino do universo não depende da entrega” – Sujeito composto.
Questão 14 – valor (0,5)
Na oração “A mamãe aplaudiu”:
a) passe o núcleo do sujeito para o
plural, fazendo as adaptações necessárias.
_________________________________________________________________________________
b) transforme o sujeito simples em
composto.
_________________________________________________________________________________
• Escreva sobre o que você observou
quanto à concordância do verbo com o sujeito.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 15 – valor (0,5)
Todas
as alternativas trazem palavras acentuadas por obedecerem à mesma regra.
Indique que regras são essas.
|
( 1
) papéis – troféus – escarcéu – caubóis – herói
( 2
) saída - saúde – juízes - Piauí
( 3
) pônei – tênue – falência – série – glória
( 4
) temática – hidrófobo – espetáculo – esdrúxulo – trânsito
( 5
) céu – dói – réis – véus – róis
( 6
) por(verbo) – pôde(3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo)
( ) Oxítonas terminadas por ditongos abertos
éi(s), éu(s), ói(s).
( ) Os hiatos -i e -u, quando sozinhos na
sílaba, são acentuados.
( ) Paroxítonas terminadas por ditongos orais
seguidos ou não de s.
( ) Todas as palavras proparoxítonas são
acentuadas.
( ) Monossílabas tônicas terminadas por
ditongos abertos éu(s), éi(s), ói(s).
( ) Usado apenas para diferenciar palavras que
apresentam grafias e sons semelhantes.
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